O negócio é projetar




Acontece muito de pessoas perguntarem qual é a diferença entre Engenheiros Civis e Arquitetos e Urbanistas, pois são duas profissões que parecem semelhantes. E realmente são, mas é possível notar boas diferenças que acabam passando despercebidas por quem não conhece de perto.

No geral, ambos atuam na construção de edifícios ( comerciais e residenciais etc.). O engenheiro é responsável por executar a obra, colocar 'em pé' o projeto do arquiteto. É claro que uma profissão tem um certo conhecimento sobre a outra. Por exemplo, um arquiteto não pode projetar um edifício que não tem condições de ser erguido, logo, precisa ter noções de engenharia para saber disso, assim como um engenheiro é capaz também de projetar.

A diferença é que enquanto o estudante de engenharia vê matemática, física, estatística, desenho, lógica, etc( área de exatas), o currículo de arquitetura mescla disciplinas de Humanas e Exatas, como matemática, arte, resistência de materiais, desenho, computação gráfica.

Outros fatores também diferenciam os cursos, já que os arquitetos também são voltados a trabalhos relativos a
paisagismo, onde desenvolvem espaços abertos, como jardins, parques e praças. E atuam não só na construção, mas também projetam e organizam espaços internos, além de trabalharem na área de urbanismo, que por sinal é muito importante, onde são capacitados para planejar uma região, bairro, cidade, elaborando um plano diretor e zoneamentos voltados para o crescimento.E mais, atuam também na área de monumentos e patrimônio cultural. E o engenheiro, além de edifícios, projeta, gerencia e executa pontes, viadutos, estradas, canais, barragens, portos.

3 comentários:

Giulia Emily on 15 de janeiro de 2011 às 04:42 disse...

Ela e tão inteligente...
Minha arquiteta!

Saulo Ivanovich Mendeleev on 30 de janeiro de 2011 às 02:56 disse...

Sua arquiteta , ops gui entra na fila pq essa é minha arquiteta, ela que vai projetar e construir minha casa!
Brincadeiras a partir , muito massa seu post Su! gostei pra caramba!Um grand bj
Saulo S

Anônimo disse...

Muito boa a sua iniciativa de esclarecer as coisas! Sei que arquitetos e designers ainda não tem os limites da profissão bem definidos perante os olhos dos leigos. Gostei do seu post porque ele dá uma rápida esclarecida na situação. Que tal continuar a falar mais disso por aqui? Ia ser em legal.^^

Sucesso!
Até.

Mariany Carvalho
www.badu-laques.blogspot.com

Postar um comentário

 

Quase Anônima ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)